sexta-feira, 21 de março de 2008

21 de Março - Dia Mundial da Poesia

O que é a poesia

A poesia consegue tornar  visível algo abstracto como os sentimentos, em realidades quase palpáveis.
Uma das formas mais representativas da poesia é o lirismo que não é mais do que a expressão do "eu".
O poeta fala do que sente; revela-nos o seu estado de espírito;
A poesia não é regida por um modelo generalizado: cada poeta tem a sua forma, o seu estilo, o seu método de escrever...
O poeta poderá também apresentar como tema aquilo que o rodeia. Interioriza o que lhe é externo e trata-o de uma forma sentida;
É uma arte; é um dom que só alguns possuem. É conseguir fazer chorar a partir de um motivo para rir. É  tão-somente viver poesia.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Sabias que...

Os ovos de Páscoa são símbolo de nascimento e de vida que se renova,os ovos de Páscoa chegaram até nós através dos rituais pagãos da Antiguidade ligados ao início da Primavera.
A tradição de oferecer ovos coloridos à família e aos amigos na época pascal teve início na Antiguidade, na China, uma tradição que chegou depois aos Egípcios e aos Persas, que costumavam fingir os ovos, que ainda não eram comestíveis, com as cores da Primavera para oferecer aos amigos. Os tradicionais ovos de chocolate, tal como hoje os conhecimentos, surgiram em França no final do século XIX, com o desenvolvimento da indústria do chocolate.Nessa época, tal como ainda hoje acontece, principal mente nos Estados Unidos da América e na Alemanha, os ovos eram oferecidos às crianças e escondidos no jardim, para que na manhã do Domingo de Páscoa as crianças os descobrissem, pensando que quem lá os tinha deixado teria sido o coelho da Páscoa.Símbolo de fertilidade, o coelho aparece associado ´`a tradição pascal através de várias lendas, nomeadamente uma que conta que uma mulher pobre coloriu os ovos para oferecer aos filhos, que os descobriram na altura em que viram um coelho a passar a grande velocidade.

Feliz Páscoa para os meus alunos e colegas.


gifs e recados animados - animakut.com

quarta-feira, 19 de março de 2008

Resumo da obra Sexta-Feira ou Vida Selvagem


Este livro conta-nos a história de Robinson, um inglês que partiu a bordo do Virgínia à procura de fortuna n
a América do Sul. Durante a viagem o navio naufragou devido a uma enorme tempestade. O único sobrevivente foi Robinson que passou a viver sozinho numa ilha. Um dia, este encontrou um índio fugitivo a quem salvou a vida e a quem fez seu escravo. Chamou-lhe Sexta-Feira porque foi o dia em que o encontrou. Com a ajuda do amigo, Robinson foi civilizando a ilha.
Certo dia Sexta-feira foi fumar para uma gruta onde estavam barris de pólvora e provocou uma explosão que destruiu tudo. A desse momento Robinson deixou de ser governador da ilha e Sexta-feira passou a ser livre e inventou muitos jogos divertidos.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Festa do Pai na nossa Escola - 11 de Março, 21.30h

O Dia do Pai na nossa Escola.
Um dia especial dedicado a todos os Pais.

Os Professores e os alunos envolvidos nesta actividade prepararam um espetáculo para os pais. Foi um dia especial, um dia vivido com muita alegria e entusiasmo. A festa terminou com um lanche-convívio entre pais, profgessores, alunos e auxiliares da acção educativa.
Foi um dia maravilhoso!


Pai,
Coração amigo e companheiro
Penso em ti o dia inteiro
Amigo sempre serás
Nas alturas boas e más
Contigo gosto de estar
Nem que seja a brincar
Sem ti não sei o que é viver
Mas um dia vou ter que saber
Amigo do coração
Sinto por ti uma paixão!

Este poema foi elaborado pelo Tiago Marques,aluno do 8ºE e é dedicado ao seu pai, em particular, e a todos os pais, em geral.